05| Avaliação Imobiliária

A Estrutura Singular, na realização de Avaliações Imobiliárias, focaliza-se na visão de todas as etapas do processo de Promoção Imobiliária desde a concepção à exploração, durante toda a vida útil dos imóveis.

A Estrutura Singular conta com uma equipa de avaliadores especializados, estando apta para realizar avaliações de todo o tipo de imóveis ou equipamentos: 

  • Edificações 
    • Fracções Integradas em Prédios constituídos em Propriedade Horizontal (Habitação / Áreas Comerciais e/ou de Serviços) 
    • Edifícios de Habitação e/ou Serviços não constituídos em Propriedade Horizontal
    • Prédios Industriais
    • Outros prédios de características singulares e que revelem especial complexidade na sua caracterização e valorização
  • Terrenos e Outros 
    • Lotes de Terreno Urbanos, Industriais ou outros
    • Terrenos com aptidão construtiva
    • Terrenos Rústicos
 
Objectivos das Avaliações

Compra, venda ou arrendamento, crédito hipotecário, fundos de investimento imobiliário, fundos de pensões, partilhas, processos litigiosos, fins contabilísticos, expropriações, seguros, explorações agrícolas, etc.
 

Garantia de qualidade

Em termos normativos, as avaliações cumprem os avisos do Banco de Portugal, 5/2006 e 5/2007, no que concerne aos seguintes pontos:

  1. A necessidade das instituições de crédito de efectuar uma avaliação para efeitos de garantia de crédito
  2. Os critérios de definição do valor do bem avaliado
  3. A qualificação do Perito Avaliador
  4. A actuação do Perito Avaliador
  5. Os métodos de avaliação disponíveis
  6. Os conteúdos do relatório escrito

Todos os técnicos da Estrutura Singular possuem o know-how que confere a garantia da qualidade do serviço prestado, com métodos de trabalho standardizados e com responsabilidade.

A metodologia de avaliação compreende o levantamento no local das características do imóvel e da sua envolvente. A avaliação leva em consideração o facto de o imóvel estar ocupado ou devoluto e pressupõe o actual estado de acabamentos e de conservação.

A avaliação qualitativa é desenvolvida através da caracterização do imóvel e da sua envolvente, de forma a permitir a percepção do seu potencial de valorização.

A avaliação quantitativa baseia-se no Método de Mercado. Neste método, a propriedade a avaliar é comparada com outras propriedades semelhantes e que exercem a mesma função, transaccionadas há pouco tempo no local ou em zonas equiparáveis. Os valores conhecidos são ajustados para tornar pertinente a comparação, sendo consideradas as variáveis: dimensão, localização, infra-estruturas existentes, estado de conservação e outras que possam ser de alguma forma relevantes.

Outros métodos poderão ser desenvolvidos, tais como o Método do Custo, o Método do Rendimento, Método Residual, Método de Exploração, de acordo com as necessidades.